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Dicas para Feiras de Negócios de Sucesso – Palestra Ajorio

Categorias: Consumo

Dicas Feiras de Negócios

Numa época de mercado instável, concorrência acirrada e desafios para crescimento, investir em feiras e eventos não é somente a saída para divulgar conceitos e expor produtos, mas uma diferenciação competitiva. 
 
Marcelo Novaes apresenta “Cinco dicas para se dar bem em Feiras de Negócios”, um workshop com duração de 8 horas que tem como objetivo preparar sua marca para ter ainda mais chances de sucesso durante um evento de negócios.
 
Abaixo, segue o programa que será trabalhado durante o encontro que acontecerá no dia 28/07, na sede do Sistema AJORIO, das 09h às 18h.
 
PROGRAMA
 
1. Cenário: oportunidades além das feiras
 
- Vantagens de participação de feiras análise das principais feiras
 
- Análise do perfil das feiras
 
- Análise SWOT
 
2. Preparação: a importância do planejamento
 
- Mix de produtos 
 
- Listagem de preços
 
- Plano de marketing
 
3. Showtime: a prospecção de oportunidades
 
- Montagem exposição 
 
- Dicas de atendimento
 
- Negociação
 
4. Pós-Feira: monitoramento de resultados
 
- Pós-Feira – trabalho a longo prazo
 
- Fidelizando o cliente
 
- Atendendo expectativas
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
2220.8004  -  info@ajorio.com.br
Postado por: Marcelo Novaes

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SGC – Sistema de Gestão de Credenciados SEBRAE

Categorias: Consumo

Dizem que 2016 será um ano difícil… Eu tenho uma visão mais otimista… prefiro acreditar que 2016 será um ano para colher os resultados do que foi plantado em 2015, um ano de muito esforço e novas conquistas daqueles que usaram a ousadia para se diferenciar.

O SGC ou Sistema de Gestão de Credenciados do SEBRAE  é uma iniciatvia do Sebrae de reunir os melhores profissionais de vários setores num cadastro que irá prestar assessoria e apoio para pequenas e médias empresas.

Através da empresa LifeAndStyle Consultoria e Treinamento LTDA,  começo o ano celebrando a aprovação da certificação como consultor e instrutor no SGC nas áreas de

Marketing e Vendas (sub áreas: Eventos de promoção de Negócios, Identidade de Varejo, Marketing de Varejo, Marketing Estratégico, Vendas),

Inovação ( sub área : Design)

Desenvolvimento Setorial (Cultura).

Se por um lado a iniciativa do SEBRAE é reunir um corpo dos melhores profissionais do mercado para desenvolver o empreendedorismo de pequenas e médias empresas, por outro lado, empresas e profissionais tem uma oportunidade de aumentar seu escopo de trabalho através da chancela que o SEBRAE e o próprio processo do edital do SGC promove. A contratação de consultores é realizada mediante processo seletivo. O edital prevê o credenciamento de pessoas jurídicas e, excepcionalmente, profissionais autônomos, para integrar o Cadastro de Prestadores de Serviços de Instrutoria e Consultoria do Sebrae Nacional, que poderão ser chamadas para prestar serviços quando houver demanda.

SGC

Conheça mais do SEBRAE e as oportunidades de empregabilidade e incentivo ao empreendedorismo do SGC –  Sistema de Gestão de Credenciamento.

 

CONHECENDO O SEBRAE

Depois de 25 anos atuando nas áreas de marketing e vendas numa empresa de referência como a H. Stern, meu relacionamento com o SEBRAE começou em 2014, quando fui convidado pela Embaixada do Brasil em Paris para guiar uma comitiva do Sebrae e da Secretaria do Desenvolvimento do Rio de Janeiro na visita às feiras Maison& Objet  e Bijhorca  durante a Paris Design Week.

De volta ao Brasil, tive a oportunidade de conhecer o Sebrae,  empresa que dedica-se desde os anos 70 a incentivar e apoiar o crescimento e desenvolvimento do pequeno e médio empresário. Uma entidade privada, com grande articulação com setores públicos e influência para o desenvolvimento do empreendedorismo e dos negócios. No Sebrae, conheci pessoas e projetos muito parecidos com a minha veia empreendedora e visão profissional.

Animado com as frentes da instituição, em fevereiro 2015 participei do EMPRETEC, um curso elaborado pela ONU e lisenciado pelo Sebrae no Brasil. O curso que dura uma semana é um divisor de águas. Nele indivíduos com alma empreendedora aprendem desde conceitos de empreendedorismo até a abertura de uma empresa do início ao fim, aplicando os conhecimentos aprendidos em sala de aula.

Em Abril 2015, fundei a LifeAndStyle Consultoria e Treinamento Ltda, empresa através da qual ofereço cursos, treinamentos e consultoria nas áreas de marketing de luxo, retail design, planejamento e gestão de lojas conceito com foco em experiênciaa de varejo que transcendem a simples compra e venda. Focam experiências únicas e memoráveis.

 

EDTIAL  do SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS

O edital do Sistema de Gestão de Credenciados é o meio para a certificação de empresas aptas a contarem com a chancela de qualidade do Sebrae. Através de documentação específicas, atestados de capacidade de experiência profissional, provas escritas e apresentação de cases para uma banca de examinadores, empresas e profissionais podem se candidatar a fazer parte do sistema de credenciados.

O SEBRAE/RJ gerencia o cadastro de credenciados através do Sistema Integrado do SEBRAE Nacional. Este sistema permite maior agilidade no processo de credenciamento e contratação para prestação de serviços das empresas e seus profissionais no SEBRAE/RJ e também nos estados que estão interligados ao sistema e vem buscando a excelência no atendimento aos seus clientes externos e internos em que se refere aos seus serviços e soluções. Para tanto, a padronização de procedimentos precisa ser contínua, visando a otimizar e agilizar os processos do sistema.

Todo o processo do edital é auditado e conduzido por uma empresa terceirizada que conduz as provas, analisa a documentação e apresenta os resultados dos aprovados ao final de 5 meses. Muitos requisitos básicos garantem a clareza, a ética e a lisura do processo, tanto para o Sebrae quanto para o candidato.

 

QUEM PODE SE INSCREVER no EDITAL DO SGC do SEBRAE

- poderão ser credenciadas, para prestar serviços ao Sebrae Nacional, pessoas jurídicas, legalmente constituídas no País, operando nos termos da legislação vigente, cuja finalidade permita a realização de serviços de instrutoria e/ou consultoria e, excepcionalmente para determinadas áreas de conhecimento, onde não houver disponibilidade de pessoas jurídicas no mercado, profissionais autônomos

- a inscrição pode ser feita por qualquer brasileiro ligado a uma micro ou pequena empresa dos ramos de consultoria e instrutoria.

-  Não é aceita inscrição de pessoa física nem de candidatos com víncuos empregatícios.

- é necessário apresentação de Atetados de Capacidade Técnica, comprovando experiência anterior nas áreas de inscrição.

- é necessário o preenchimento de um formulário online.

- o candidato terá de se submeter a provas descritivas para cada área em que se candidatar.

 

ETAPAS DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO

O processo de credenciamento ocorre de acordo com as seguintes etapas eliminatórias:

1a etapa: Inscrição:

- Preenchimento completo e correto do cadastro eletrônico

- Envio de toda documentação por meio físico

2a etapa: Habilitação:

- Análise documental da pessoa jurídica

- Análise documental do profissional indicado

3a etapa: Certificação da Capacidade Técnica:

- Avaliação de conhecimentos técnicos

- Avaliação de habilidades

 

VANTAGENS DO SGC – Sistema de Gestão de Credenciados do SEBRAE

O cadastrado do SGC poderá ser acionado para atuar em demandas de empresas que chegam ao SEBRAE em busca de qualificação e consultoria. O SEBRAE atua como ponte entre as empresas e os cadastrados capacitados para atender demandas específicas. Outra frente importante de contratação são os próprios projetos do SEBRAE que podem demandar atuação de consultores e instrutores credenciados. Nesse processo, você atua ligado à empresa na qual está vinculado. Sem vínculo exclusivo ao Sebrae, a empresa e funcionário cadastrado podem prestar serviços para clientes prospetados fora da rede do SGC.

Com ramificação em ampla rede de negócios desde agronegócios, marketing, tecnologia, gastronomia, o candidato pode se inscrever em até 3 áreas de atuação. A empresa  LifeAndStyle está inscrito e apto a oferecer assessoria nas áreas marketing e vendas, desenvolvimento setorial e inovação. A fim de manter a equipe afinada com a qualificação dos cadastrados, o SEBRAE promove repasses de metogolia regulares. Ao mesmo tempo que os repasses garantem a  qualificação, os cadastratados ficam aptos a serem requisitados para atuações em todo o territoíro nacional, quando necessário.

O SGC é uma oportunidade única de aumentar os negócios e as chances de consolidação profissional. Em janeiro 2016, abre um novo edital do SGC e aproveite para conhecer mais detalhes sobre o Sistema de Gestão de Credenciados no link do SEBRAE.

E assim 2016 se inicia com um horizonte de possibilidades que só poderia existir graças à crença e no investimento nas ações de 2015… não é milagre, é apenas o caminho natural da lei do retorno, da compensação para quem acredita, luta e corre atrás…

Feliz 2016 !

Postado por: Marcelo Novaes

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Palestra Marketing do Novo Luxo – IED Rio

Categorias: Consumo

Um dos grandes presentes de atuar no mundo acadêmico é acreditar que estudando é a maneira para transformação do mundo. Seja na consultoria para empresas ou em palestras que ofereço em instituições respeitadas, recentemente recebi o convite para falar sobre Marketing de Luxo no curso de Design de Joias do IED. O Istituto Europeo di Design é o braço da renomada escola dedicada aos setores do design nascida nos anos 60 em Milão, e hoje ocupa a icônica sede do antigo Cassino da Urca no Rio de Janeiro.

Conheça abaixo um pouco do conteúdo da aula de Marketing de Luxo que ofereci aos aluns do curso de Design de Joias do IED em novembro de 2015. Fique a vontade para entrar em contato para saber mais detalhes do material!

IED Rio

LUXO e ABUNDÂNCIA

Abordando conceitos que transcendem o tom pejorativo que a palavra LUXO recebeu ao longo da história, começamos o encontro lembrando como, desde o início dos tempos no Jardim do Éden, o homem almeja a abundância como símbolo de harmonia, plenitude e felicidade. Ao longo do tempo, o acumulo de riquezas pela aristocracia, reis e a igreja restringiu o poder na mão de poucos. A distinção e o isolamento de seletos grupos detentores de posses ajudou a deturpar o sentido de que LUXO serve para poucos exercerem  domínio político, social e econômico sobre muitos. Fato é que o uma das prerrogativas do LUXO é o fato da abundãncia e não da escassez.

Jardim Eden

O século XVIII é o ápice do luxo em excesso, em especial das cortes européias. Os reis desenvolvem o hábito de marcar poderio através de palácios suntuosos. Jardins substituem as ponte levadiças. Arquitetos italianos como Leonardo Da Vinci são recrutados para construir os castelos do vale do Loire, verdadeiros símbomos de luxo arquitetônico. Grandes incentivos à comercialização de tapeçaria, cristais, e porcelanas. A jolaheira é influenciada pela descobertas de grandes jazidas de diamantes na Africa do Sul e ouro brota das minas nas Américas. Novas tecnicas de ourivesaria se desenvolvem, e o surgimento de strass favorece o nascimento das bijoux. O Luxo fica restrito aos muros de palácios, enquanto a população sucumbe a doenças e à fome. Mas movimentos como a Revolução Francesa deram cabo das diferenças e mudam o LUXO de mãos e significado.

LUXO e SIMBOLOGIA

Se pensarmos que a gastronomia nasceu da evolução da vontade do homem em criar novos sabores através de novas misturas de alimentos e especiarias, podemos dizer que o homem não se continha com o simples fato de alimentar-se para livrar-se da fome. A gastronomia nasce com o objetivo maior do que simplesmentesaciar a fome – é a vontade do homem transmitir e estabelecer códigos afetivos, sociais e culturais. De outra forma, foi na África que originou-se a arte da cerâmica. Impedidas de comunicar-se com os homens, as mulheres decoravam as louças onde a comida era servida para transmitir histórias e apreço. Se observarmos finalmente que a vestimenta já foi um ítem meramente funcional para proteger o homem do frio, do sol, do vento, é um LUXO observar o nascimento da moda como fenômeno de diferenciação cultural, social e econômica.

LUXO e  CONTEXTO

Cartier

Numa variedade enorme de objetos, o LUXO caracteriza bens que apresentam conceitos que ultrapassam o normal e aspiram a transcedência. Para pertencer à categoria LUXO, o objeto de LUXO tem de necessariamente apresentar os seguintes conceitos:

- ser harmoniosamente BELO  - apresentar a harmonia, o rítmo da estética considerada como equilibrada e desejável para a percepção humana, o objeto do LUXO tem ser ser necessariamente BELO.

- ser tecnicamente  PERFEITO – a atenção com detalhes como o forro, o acabamento, o toque sutil, a valorização dos sentidos (tato, paladar, olfato, sonoro, visual), o objeto de LUXO muitas vezes devem apresentar inovações tecnologicas surpreendentes e inovadoras para serem consideradas exceopcionais

- ser especialmente  SIMBÓLICO – para pertencer à categoria LUXO, o objeto deve ser conceitualmente localizado, ter uma história que lhe ofereça lastro e memória. A origem dos objetos deixa transparecer o seu entorno, a vida do artista, as circunstâncias nas quais nasceram. O mistério desvendado pelo ‘storyteling” é fator ímpar para agregar valor de unicidade, cada vez mais valorizado pelo usuário ávido por “experimentar” histórias emocionantes e únicas.

LUXO e POSICIONAMENTO DE MARCA

Chanel

Identidade, história da marca, proveniência, genealogia, tradições, códigos do fundador são fatores fundamentais para consolidar o posicionamento de uma marca. Seja nos campos da moda, joalheria, acessórios, perfumes ou mesmo hotéis boutique, o LUXO garante o senso de intimidade e privacidade que tanto seduz o consumidor. A personalização do bem ou serviço é parte inerente do mercado de LUXO. Nessa relação o consumidor torna-se membro de um grupo seleto de pessoas que fazem uso de experiências únicas que o consumo do LUXO confere. Um bom exemplo é o marketing de pertencimento construído por Steve Jobs para APPLE. Em outra instância, os consumidores de exclusivos hotéis boutique também se aproximam de um grupo seleto de felizardos capazes de experimentar momentos de fantasia, exclusividade e customização.

Experiência do Luxo

LUXO e GESTÃO

A gestão do LUXO é bastante particular, em especial no mundo onde grupos de empresas se agrupam para fortalecer o processo de criação, produção, distribuição e mercado de bens e experiências exclusivas. LVMH, RICHEMONT e GUCCI são hoje os maiores grupos detentores de marcas de luxo do mundo.

Grupos Luxo

Dentro os 4 Ps do Marketing (product, price, place, promotion), a Promoção é uma das fases do mercado de luxo que exgige planos sistêmicos na publicidade, eventos, redes sociais, engajamento em ações de co-branding para fortalecimento da imagem marca. Muitas marcas consolidadas, a fim de alcançarem públicos específicos, criam edições limitadas e mais populares para atingir públicos mais populares. Nestes casos, utilizar os mesmos valores de qualidade e posicionamento da marca original é fundamental para garantir o sucesso de vendas sem cair na vulgaridade. Cartier lançou o Must de Cartier e garantiu, através de valores da marca, a mesma qualidade para uma gama de produtos mais populares.

Lançamento, Diversificação, Licensiamento de produtos e posicionamento de marca são pontos questões importantes no assunto de mercado de luxo.

Cartier

E O LUXO NO SEC. XXI?

Levando em conta a vocação inconformista do homem e sua vontade para evoluir, o LUXO é um dos setores que mais crescem no mundo. Num mundo com pretensões ao inusitado, identificamos o LUXO mais acessível, mesmo sem perder valores que o tornam especial. Afinal, mistério, exclusividade, restrição são características inerentes do LUXO. Mesmo que seja mais fácil de ser consumido e aproveitados por uma gama maior de consumidores, o LUXO terá de oferecer novos conceitos para garantir a prerrogativa de excelência eterna do novo LUXO.

Mande um email para contato@lifeandstyle.com.br e conheça ou contratar a palestra Marketing do (novo) LUXO por Marcelo Novaes.

Luxo Sex XXI

Postado por: Marcelo Novaes