Life and Style

Life And Style - Luxury Marketing & Consulting
Cadastro denewsletter
As matériasmais lidas
@marcelolifeandstyle

23

02

Conceitos da Joalheria Contemporânea

Categorias: Design

 Joalheria Contemporânea – Poderoso Acessório de Estilo faz parte do menu de palestras LifeAndStyle para informar e capacitar grifes, designers, consultores e consumidores sobre os benefícios e conceitos da alta joalheria contemporânea. Com foco em macro tendências, as palestras LifeAndStyle refinam o conhecimento sobre joalheria, marketing, varejo e comportamento de consumo na atualidade.

 joalheira contemporênea

Para abordar os conceitos da joalheria contemporânea, é bom voltar no tempo e lembrar a evolução da moda no século XX. Até os anos 50, a alta costura, exclusiva e acessível para poucos, ditava a direção de tendências. A partir dos anos 60, a economia em alta, novas técnicas de produção, o jovem como novo agente na cadeia de consumo, é deflagrado o prêt-a-porter, um sistema que democratizou o acesso `a moda dos grandes estilistas.

joalheria contemporânea

No caso da joalheria, a associação histórica com nobreza e realeza, além do próprio valor intrínseco de metais e pedras preciosas, estes foram alguns dos dificultadores para a evolução tardia do setor. Como já diria a visionária Coco Chanel: “Joias foram feitas para adornar e não para você parecer rica”.

joalheria contemporanea

 

Foi apenas a partir de meados dos anos 90, quando a mulher conquista independência profissional e torna-se um importante agente no mercado consumidor, que grifes joalheiras de todo o mundo começam a produzir joias com traços emocionais, com ares de acessórios de estilo. No fim do século XX o design joalheiro transcende aspectos tradicionais e assume traços contemporâneos. Nesta evolução, conheça algumas tendências macro do design de joias contemporâneas que valorizam estilo e personalidade.

 

joalheria contemporânea

Numa era onde o consumo valoriza sensações, intimidade, histórias, o design joalheiro mais que nunca deve trazer narrativas inovadoras com associações inesperadas, intimistas, que convidem e transformem o olhar. Mais importante que a raridade, o  design emocional trata do valor agregado na relação entre peça e usuário.

 

jóias contemporaneas

Durante séculos o homem olha para a natureza para inspiração de objetos que o cercam. Na joalheria, este fenômeno não é diferente. Diferente no entanto, é a maneira como a natureza passa a ser retratada na manifestação contemporânea. Assim como na arte, a joalheria tradicional valoriza a perfeição, a luz, o brilho…  já na joalheria contemporânea, muitas vezes é na sombra, na transparência, no formato irregular e assimétrico que surgem a unicidade e a graça.

 

joalheria contemporâneia

Numa época em que palavras sofrem desgastes pelo uso excessivo, LUXO ainda refere-se  `aquilo que não é necessário… ou seja, longe de aspectos funcionais e muito mais ao que representam. Neste sentido a joalheira contemporânea renegocia simbolismos, associando-se a setores da moda, das artes, da arquitetura e ganhar o frescor da criatividade, de novos modelos e significados.

 

joalheria contemporânea

Assim como na moda, a joalheira enfrenta a sombra da cópia “pirata”. Da mesma forma que marcas como a Louis Vuitton investem milhões na criação de novas tecnologias para criar estampas e forros de suas bolsas, a joalheira contemporânea busca na tecnologia o aliado para criar novos tons de ouro por exemplo, com fórmulas patenteadas mundialmente, e tão secretas quanto fórmulas de sucesso mundial.

 

joalheria contemporânea

Atualmente, vemos a própria joalheria com o foco em pedras preciosas sofrendo um “rejuvescimento” suadável e natural. Na procura para seduzir demandas do novo consumidor, cravações mais leves, com menor intervenção de metal, inspiradas em temas, utilizam até mesmo pedras anteriormente ditas “menos nobres”. É o design rejuvenescendo o clássico… Como diria mademoiselle Chanel: “Para ser impecável, a mulher deve ser diferente”.

Para concluir, voltamos ao paralelo joalheria | moda… hoje não é exagero dizer que a joalheria tradicional (que valoriza técnica, raridade e status social) está para a alta costura assim como a joalheria contemporânea (que valoriza a inspiração, histórias e o estilo individual) está para o prêt-a-porter na moda! É bom pensar como a joia correta consegue enaltecer o o look mais clean e monocromático … numa sociedade onde consumo funde-se ao próprio conceito de individualidade, é importante entender tendências macro e saber comunicá-las ao consumidor… aliás, é este o objetivo deste post e da consultoria que o LifeAndStyle vem propor ao mercado do design contemporâneo.

Conheça os demais conteúdos, palestras e consultorias LifeAndStyle nas aréas de moda, design, marketing, varejo, joalheria , clicando aqui.

*joias das imagens: Chanel, H.Stern, Tiffany’s, Chaumet.

 

Postado por: Marcelo Novaes

Tags: ,,,

Sobre o autor
autor

Marcelo Novaes

Os 25 anos de experiência como consultor de estilo nas áreas de moda, design, cultura, viagem e consumo, a formação em marketing na Central Saint Martins de Londres e o desafio como editor de um blog especializado em setores do Life+Style, reforçam o compromisso de compartilhar experiências em talk shows, workshops e conteúdos para refinar o olhar.

Saiba mais
Post relacionados
IMG_0577 (1)

27/05/2016

Feiras de Negócios - 5 dicas

Categorias: Design