Life and Style

Life And Style - Luxury Marketing & Consulting
Cadastro denewsletter
As matériasmais lidas
@marcelolifeandstyle

17

06

What is Luxury ? @Victoria&Albert Museum, Londres

Categorias: Design

©<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />
Studio Drift, FF3 CC, Courtesy of Carpenters Workshop Gallery

© Studio Drift, FF3 CC, Courtesy of Carpenters Workshop Gallery

25 Abril – 27 Setembro 2015

A V&A and Crafts Council apresenta a exposição What’s Luxury? no Victoria&Albert Museum , o maior museu de arte e design do mundo. Coincidência ou não, embarco hoje para Londres para participar do curso Luxury Management&Marketing na Central Saint Martins, umas das escolas de referência em moda, arte e design.

A exposição What’s Luxury? do V&A propõe a rica discussão de como o luxo é produzido e compreendido na atualidade. O Luxo tem uma longa história de controvérsia. Mais recentemente, o aumento do crescimento de marcas de luxo em oposição `a disparidade social tem apontado novas questões sobre o que o termo significa no mundo de hoje. Assistimos como mudanças na cultura e comunicação também tem estimulado interesse em formas menos tangíveis de luxo, como o desejo por espaço e tempo.

Coroa Portugal

What’s Luxury? aponta o trabalho de designers, artistas e artesãos dedicados a debates atuais sobre o tema. De um aspecto mais simples, o Luxo engloba a produção de objetos excepcionais, que demonstram um investimento extraordinário de tempo e do feito a mão. A exposição explora como atitudes em relação ao luxo são formatadas por interesses culturais e sonhos pessoais. Ele desafia as noções pré concebidas de valor e propõe a oportunidade do pensamento conceitual sobre o futuro do luxo no século 21.


Pedra de Espuma Dourada - Dominic Wilcox

Criando Luxo

A produção de luxo representa investimento em tempo. Isto implica não somente o tempo despendido de produzir o objeto mas também do processo de aperfeiçoamento de habilidades tecnicas. Cridores de luxo são inspirados pela paixão e pela intrincada curiosidade da natureza dos objetos, o potencial de materiais e de tecnicas complexas. Esta motivação frequentemente transcende as demandas do mercado e pode demandar a aceitação do riscos e desafios.

Instalação de Agua Viva - Steffen Dam

Produzir o Luxo não está ligado a soluções práticas mas sim ao extraordinário, ao não necessário e ao exclusivo. A nobreza e a experiência excepcional de um ofício são demostrados pela precisão fora do comum, a atenção ao detalhe, aos acabamentos impressionantes. Tal qualidade é adquirida pelo desafio e amplitude de padrões de artesanato e de categorias do design. O resultado do trabalho combina assim altos padrões de inovação com o respeito de tradições milenares.

Howdah - India


Um Espaço para o Tempo

O Luxo tem o potencial para despertar sonhos de estar em algum outro lugar ou de ser outra pessoa. Ele existe nos limites de rotinas diárias e reforça a expansão de horizontes.

A Rematerialization of Systems - El Ultimo Grito -

A aquisição de objetos de luxo sempre preencheu expectativas e aspirações. Em um mundo conturbado e invasivo, pessoas valorizam o tempo e o espaço para aproveitar momentos e experiências especiais. Designers contemporâneos referem-se `a disponibilidade de tempo e espaço como artigos de luxos.

Screen Shot 2015-06-08 at 9.47.59 PM


Um Futuro para o Luxo

Designers e artistas discutem sobre o futuro não com o objetivo de prever mas para refletir sobre as condições atuais e as alternativas possíveis para repensar o que o luxo significa hoje e como ele poderá a ser considerado no futuro.

DNA Vending Machine Gabriel Barcia-Colombo

Estes questionamentos evocam a relação fundamental entre luxo e valor. Ao invés de ser constante e previsto, cada vez mais percepções de valor variam. Hoje elas são motivadas pelas forças do mercado, enraizadas em convenções culturais e sujeitas `a legislações e `a corrupção. Os cenários funcionais apresentados na exposição subvertem as tradicionais noções de valor, introduzindo materiais e conteúdos muitas vezes artificiais, comuns, esquecidos, distantes e até mesmo condenados ao esquecimento. Neste contexto, cenários diferenciados desafiam a relação entre luxo e materiais frequentemente tidos como sendo preciosos e raros.

Hair Highway Studio Swine


O que é Luxo?

The Last Man’s Seat, by The Last Man, 2015. Commissioned by the V&A, Private Collection
The Last Man’s Seat, by The Last Man, 2015, commissioned by the V&A Private Collection

A questão de luxo é sem dúvidas muito pessoal. Cabe a cada um decidir por si mesmo o que o seu luxo poderia ser. Aproveitar e manter o luxo não é apenas uma questão de recursos financeiros mas de circunstâncias individuais e preferências.

Liberdade para sonhar e a capacidade de tomar decisões são questões fundamentais para aproveitar o luxo. Da mesma forma, princípios de liberdade e escolha são a base para a tese do projeto The Last Man (O Último Homem), apresentado na exposição. A instalação propõe a situação na qual um único indivíduo se encontra sozinho no mundo, mas com todos os seus recursos materiais intactos. Longe de obrigações, economia, política, moda, sociedade e das amarras do tempo, o última homem brinca de desenhar e construir o seu próprio mundo material, refletindo seus sonhos e desejos mais profundos.

Fonte: V&A and Crafts Council

Postado por: Marcelo Novaes

Tags:

Sobre o autor
autor

Marcelo Novaes

Os 25 anos de experiência como consultor de estilo nas áreas de moda, design, cultura, viagem e consumo, a formação em marketing na Central Saint Martins de Londres e o desafio como editor de um blog especializado em setores do Life+Style, reforçam o compromisso de compartilhar experiências em talk shows, workshops e conteúdos para refinar o olhar.

Saiba mais
Post relacionados
Louis Vuitton

21/12/2015

Palestra Marketing do Novo Luxo - IED Rio

Categorias: Consumo