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Feiras de Negócios – 5 dicas

Categorias: Design

Numa época de mercado instável, concorrência acirrada, e desafios para crescimento, investir em feiras e eventos não é somente a saída para divulgar conceitos e expor produtos mas também cria diferenciação competitiva.

Como primeiro trabalho de consultor de marketing e vendas para o SebraeRJ, fui contratado pela entidade para uma consultoria para as marcas do grupo  OITIS 55, um coletivos dos mais talentosos jovens designers do Rio de Janeiro.

Consultoria Feira de Negócios Oitis 55

Reunindo um grupo que atua na fabricação de móveis, luminárias, utilitários, o Sebrae ainda oferece ao grupo oportunidades de participação nos mais importantes eventos de design no Brasil e no exterior, como a Paris Design Week em Paris. Fato é que o Sebrae acredita que empresas devem sim investir no preparo e na capacitação antes de embarcar nos desafios de participação de feiras.

Oitis55_ParalelGift

Neste sentido, desta vez, o Sebrae patrocinou o stand do grupo Oitis 55na 24a edição da Paralela Gift, uma das feiras mais importantes da cena do design contemporâneo da América Latina. Focada na abertura de novos negócios junto ao mercado do atacado, a consultoria foi oportunidade para discutir  estratégias para o sucesso de designers em feiras de atacado.

1. POSICIONAMENTO – conheça seus pontos de forças, fraquezas

A primeira – e muitas vezes esquecida – dica para o sucesso do investimento numa feira de negócios é passar por uma avaliação SWOT. Esta ferramenta amplamente difundida no meio do marketing é fundamental para que a marca perceba seus pontos internos de  forças, fraquezas e pontos de ameaças e fraquezas em relação ao mercado. Essa análise facilita o discurso de apresentação e posicionamento durante a feira.

2. MIX DE PRODUTOS  - conheça seu público, escolha produtos certo.

A curadoria do mix de produtos é fundamental para alinhar acertos tanto de vendas, como na divulgação institucional da marca. Um mix de produtos conceituais e comerciais funciona para expandir a atuação que se espera ter como resultado da feira. A escolha deve estar de acordo com o projeto de layout do stand.

3. VISUAL MERCHANDISING

A seleção dos produtos é fundamental para um projeto de visual merchandising interessante e que comunique clareza e atraia o público. A definição prévia do lay out do stand pode influenciar a melhor exposição de produtos, a narrativa de apresentação dos produtos, e propor idéiias de jogos de produtos a serem promovidos em conjuntos. Um VM organizado mostra profissionalismo – pensando com antecedência, pode eliminar problemas de última hora na hora de montagem do stand.

4. PLANO DE MARKETING

Elaborar uma apresentação de produtos em Ipad pode ser valioso como suporte par apresentação dos produtos. Ser organizado para registrar os contatos de compradores e visitantes será fundamental par ações de marketing pós evento. Pen drives para serem distribuídos para visitantes e compradores em potencial pode ser ótima iniciativa. Lembrando que a participação de feiras visa promover marcas em busca de visibilidade, pode ser válido pensar brindes que possam ser disponibilizados para visitantes especiais. Filmes que mostrem o processo de criação dos produtos é estratégia envolvente e conquista interesse de fãs para a marca.

5. LISTAGEM DE PREÇOS

É fundamental seguir para o evento com preços pré-definidos. Mesmo visando vendas em quantidade, é muito importante perceber a política de preços que será adotada. Uma dica é definir o preço mínimo do produto e depois deixar para o comprador adicionar o seu mark up. Uma lista digital de fácil acesso pode ser a melhor e mais profissional ferramenta. Afinal, vender é um dos objetivos das feiras.

Neste sentido é importante por fim lembrar que o sucesso de participação em feiras é um processo construído a longo prazo. Um dos pontos importantes é perceber que participações em feiras são oportunidades de auto avaliação contínua e valiosa para a formação, identidade  e percepção de valor de uma marca.

 

Postado por: Marcelo Novaes

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Bazzar fim de ano LATTOOG

Categorias: Design

Desde sempre sou um incentivador e propagador do bom design… Se ele é fruto do trabalho de designers brasileiros então, o assunto me interessa ainda mais… Esse é o caso da Lattoog Brasil, do qual sou um admirador da marca que percorre caminhos da criatividade híbrida para amarrar conceitos muito brasileiros de sofisticação, qualidade e excelencia de acabamento em seus móveis assinados ..

Rio+Design2

Bacana q agora a marca desenvolveu uma nova coleção de objetos de peças criativas a preços acessíveis e fáceis de levar pra casa o bom design autoral.. Depois do sucesso de vendas diretas no Rio+Design, a marca oferece a chance do Bazzar Lattoog que acontece esse próximo fim de semana na charmosa rua Carandaí no Jardim Botânico. Além dos móveis icônicos, o Bazzar vai oferecer a linha de luminárias, T-shirts, porta-copos, porta velas .. Tudo da melhor qualidade e com DNA de estilo que comprova o sucesso da dupla Leonardo Lattavo​ e Pedro Moog​ à frente de uma marca que explora o orgulho ao design nacional…

Uma oportunidade para surpreender com presentes cheios de design e criatividade neste Natal e Ano Novo!

Bazzar Lattoog

Lattoog – Bazzar de Fim de Ano

De 17/12 a 20/12 – das 12 as 21 hrs.

Rua Carandaí, 12 

Jardim Botânico

Postado por: Marcelo Novaes

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Rio+Design 2015

Categorias: Design

O Rio de Janeiro afirma-se a cada ano o seu DNA criativo através de grandes eventos com foco na arte, cultura e design.  Um dos acontecimentos mais importantes para a promoção da inovação carioca, o RIO+DESIGN celebra a vocação da Cidade Maravilhosa para exportar criatividade.

Rio+Design1

O LifeAndStyle destaca os melhores momentos do Rio+Design 2015 que consolida o sucesso do DESIGN como um dos bens mais valiosos da cidade do Rio.

EXPOSIçÃO

A Rio+Design reuniu no Jockey Club do Rio 64 designers, dentro doa quais 15 são novos talentos, apresentando 133 peças.

Rio+Design

 

Designers de objetos, móveis, acessórios, joias apresentaram soluções inovadoras que traduziam desejos e que conferem mais graça à vidas – e que na verdade é a grande missão do bom design!

VLT

Projetos campeões como o trem do VLT do designer Guto Indio da Costa, soluções para os companheiros caninos e objetos que desafiavam a funcionalidade criativa.

SoluçõesCaninas

 

Outro destaque foi a área de exposição dedicada para a joalheria, setor que vem a cada ano crescendo no Rio+Design e mostrando o aquecimento do setor na economia do estado do Rio. Dentre as marcas presentes estava a Odara, com suas pedras brasileiras transformadas em arte. Denise Queiroz e Diogo Dalloz, designers que participam do colaborativo criativo da Joya, trouxeram o estilo arquitetônico nas belas peças expostas para o público da mostra.

 

joalheria

 

MERCADO

Uma das ótimas novidades bacana do Rio+Design 2015 foi apresentar o espaço ‘Mercado”, área de stands onde os próprios designers apresentavam suas coleções criativas.

Rio+Design2

 

Além de promover a aproximação do designer com o consumidor final, as marcas vendiam produtos a preços mais acessíveis para o visitante da feira.

Lattoog

 

Estive com os designers Pedro Moog e Leonardo Lattavo da Lattoog que me contaram sobre o sucesso do espaço de vendas… com as estampas geométricas que traduzem o Rio, a marca estampou luminárias, porta copos, camisetas, cadeiras…

Eu e Pedro Moog

Outro designer presente e que acaba de ter peças expostas na Paris Design Week, Pedro Braga apresentou estantes, espelhos, aparadores com a melhor forma de trabalhar madeiras como a teca.

Pedro Braga Design

Num tempo da dita crise, é bacana perceber que quando o design é bom, não existe tempo ruim… os designers contaram que muitos produtos se esgotaram e isso abre um caminho interessante para pensar sobre incursões no caminho do varejo.

Rio+Design3

PALESTRAS

Um grande atrativo da mostra são as palestras com grandes feras que atuam no mercado do design. Processo criativo, posicionamento de marca, branding, os temas das palestras encheram as arquibancadas do Jockey com conhecimento, inspiração e experência.

Palestras

Ana Couto, a expert em branding pontuou como as relações de empresas com consumidor estão em rápida mudança. Se pensarmos que a empresa de aplicativos de taxis UBER vale mais do que a Delta Airlines, a consultora sinalizou que valorizaremos marcas que oferecem soluções customizadas e interativas. Leonardo Lattavo da LATTOOG falou sobre processo criativo e os resultados supreendentes dos workshops que oferece na rede Senac. Nestes cursos, médicos, advogados, veterinários, pessoas comuns, descobrem a sua veia de talentosos designers.

GASTRONOMIA

Rio+DesignPanorama

O gramado do Jockey foi palco de uma grande festa que reuniu criatividade, troca de conhecimento e ponto de encontro dos amantes do design. Destaque para os food trucks que ofereciam crepes, sanduíches, cervejas artesanais… o clima perfeito pro relax, que misturava a promoção de negócios criativos com lazer de primeira qualidade.

O Rio agradece e pede Ri0+Design!

Postado por: Marcelo Novaes