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Luxury Management & Product Design – Central St. Martins London

Categorias: Moda

Uma das conquistas de amadurecer é escolher o que você quer na vida… uma das coisas que espero é continuar a estudar, a aprender…

central st martins

Hoje com mais de 25 anos de experiência na área de mercado de luxo, realizei o sonho antigo de participar do curso LUXURY BRAND MANAGEMENT FASHION & PRODUCT DESIGN , numa das melhores escolas de design no mundo.

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Estudar na CENTRAL SAINT MARTINS em Londres, escola de onde saíram gênios como John Galliano, Alexander MacQueen, Stella Mac Cartney, tantos outros, envolve o investimento na experiência com a motivação redobrada.

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No curso LUXURY BRAND MANAGEMENT além de aprender as teorias contemporâneas em de gerenciamento de projetos de luxo,  grupos de alunos devem apresentar um projeto de conclusão de curso com o lançamento de um novo produto, da concepção até o lançamento, uma oportunidade de aplicar na prática o aprendizado do curso.

O LifeAndStyle divulga uma pequena mostra do conteúdo e do projeto de fim de curso… quer saber mais? entra em contato pelo contato@lifeandstyle.com.br.

Brand History

Meu projeto de grupo foi apresentar o gerenciamento do design de uma nova linha de ESMALTES para a grife Jean Paul Gaultier.

Product Study

Abaixo algumas das teorias de gerenciamento de luxo e os slides do projeto que valeu mais que um certificado, mas a verdadeira conquista de conhecimento e experiência que espero repetir. Sempre!

Product

TEORIA DE IDENTIDADE DE MARCA

Um dos pontos iniciais para o gerenciamento de marca de luxo é analisar:

- a história da marca e posicionamento

- o tipo de clientes, seus sonhos e aspirações

- as diferentes expressões da marca  através das coleções, promoções, propaganda, comunicação web site, arquitetura de loja.

Mood Board

Uma marca deve ser definida através de KEY WORDS ( palavras chaves) , que podem ter atributos humanos. Uma marca pode ser corajosa, nobre, criativa, esportiva…

Mood Board

 

DESIGN DE PRODUTO DE LUXO

Justification

O bom design deve reunir os seguintes universos:

- identidade atual: a real identidade da marca (depois da análise de identidade de marca)

- Identidade sonhada: a melhor identidade a ser adorada para a empresa no futuro (implica a definição de uma nova estratégia)

- Identidade Aceitável :  a identidade que o cliente deverá razoavelmente aceitar.

Competition

 

GERENCIAMENTO & ESTRATÉGIAS DE MARCA DE LUXO

Identidade de Marca = Identidade de Produto = Identidade de Marca

A design de um produto deve estar alinhada com a identidade de marca e a identidade do cliente.

Product

Depois da 2a Guerra Mundial, marcas de luxo começaram a desenvolver a diversificação e extensão de marca. Louis Vuitton que produzia malas, passou a produzir moda; Hermés que produzia selas para cavalos passou a produzir bolsas…

Positioning

Para diversificar é preciso:

- lançar análise de marca

- definir a identidade de marca

- ser coerente com a estratégia de marca global

- avaliar o perigo de perder identidade

- avaliar o perigo de canabalizar os produtos originais da marca ter uma consistência conceitual e física

- estar seguro das teorias de transferência (clientes percebem as mesmas competências tecnicas para fazer o novo produto e os já existentes), complementaridade (clientes vão perceber que o novo produto é uma continuação associada ao produto original, substituição (clientes identificam uma possível similaridade entre vantagens do novo produto e os produtos originais da marca).

Innovation

 

ESTRATÉGIAS DO LUXO

Na área do LUXO, uma estratégia de diferenciação será sempre fundamental. A diferenciação de produto é baseado em:

- unicidade do conceito

- originalidade do design

- qualidade dos materiais

- qualidade de manufatura

- detalhes

- unicidade de estilo

PODs POSs

Pontos de Semelhanca (PS) – são as associações que não são necessariamente únicas `a marca mas podem ser encontradas em outras marcas igualmente. Ex. Quartos de hotel confortáveis, excelência de serviço

Pontos de Diferença (PD) – são as características ou benefícios que são fortemente identificados unicamente com aquela marca, e que não podem ser encontrados em outros similares. Ex.: Um design de hotel único, um parque temático.

C

 

Communication

 

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Um ponto de destaque foi a competência do professor Dr. Pascal Portanier, profissional com mais de 25 anos de consultoria nas casas da Chanel, Dior, Louis Vuitton… e quer vir ao Brasil em breve.

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Com a paixão típica do francês pelo luxo e a tradição, o professor é expert na montagem didática e interativa de mais 600 slides que serviram de apoio e inspiração para a turma multi cultural (Brasil, França, Argentina, Irlanda, Bahrein, China…). O curso Luxury Management foi a oportunidade de conhecimento e troca com profissionais do mundo inteiro, certos de que a discussão do melhor do LUXO está apenas começando…

Quer saber mais sobre todo o conteúdo do curso??

Entre em contato pelo contato@lifeandstyle.com.br.

Class

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Postado por: Marcelo Novaes

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Sobre o autor
autor

Marcelo Novaes

Os 25 anos de experiência como consultor de estilo nas áreas de moda, design, cultura, viagem e consumo, a formação em marketing na Central Saint Martins de Londres e o desafio como editor de um blog especializado em setores do Life+Style, reforçam o compromisso de compartilhar experiências em talk shows, workshops e conteúdos para refinar o olhar.

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